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05 Dicas para empresas nas Redes Sociais

dicas para Redes Sociais

Em um cenário cada vez mais competitivo, marcado por turbulências e incertezas econômicas é natural que as empresas questionem e revisem todos os seus investimentos em comunicação, principalmente em comunicação digital. Para empresas B2B, que na sua grande maioria não conseguem resultados diretos em vendas dentro das redes sociais, o grande desafio é equacionar o resultado e o investimento feito de maneira clara. A seguir, reunimos cinco práticas vitoriosas para empresas B2B que querem aumentar seu sua relevância dentro das redes sociais e gerar frutos duradouros:

As redes sociais permitem um diálogo aberto com o consumidor, o que nada mais é do que uma boa conversa. E assim como em uma conversa, é realmente chato conversarmos com alguém que fala o tempo todo sobre si, sobre seus feitos e como ela tem uma capacidade que você não tem.

No diálogo entre marcas e seus consumidores acontece da mesma maneira. Ao invés de se promover o tempo todo, foque em ter uma conversa amigável e em informações relevantes para as necessidades específicas dos clientes de forma natural sem se promover insistentemente, ou seja, converse com o seu consumidor não apenas sobre o seu produto, mas também sobre o mercado que atua, sua categoria e de quebra, eduque-o sobre o seu produto e como ele pode ser uma ótima solução.

Unicidade é uma das regras básicas da comunicação. Nosso receptor deve interpretar a marca de maneira única em todas suas manifestações. Ou seja, a linguagem da comunicação deve ser a mesma no produto, em uma loja, na publicidade e todos os demais pontos de contato com a marca. Isso é importante para garantirmos uma presença de marca uniforme e singular, onde o consumidor pode reconhecer imediatamente a marca.

Busque Relevância de conteúdo

“Precisamos criar relevância”. Apesar de ser uma expressão comum de ouvirmos principalmente em reuniões marketing, poucos sabem o seu real significado.

Para que possamos traduzir relevância para a comunicação, principalmente para as redes sociais, poderíamos dizer que ela é a importância, adequação e a percepção de valor dada a mensagem da empresa. Ou seja, relevância na comunicação é criar a mensagem certa, para o público certo, onde esta faz sentido com o contexto do no nosso consumidor.

Para criarmos relevância, precisamos responder a algumas perguntas básicas; a mensagem é clara para nosso receptor? Esta adequada ao seu perfil? Nosso receptor passaria batido por ela? A mensagem é compartilhável? Se conseguirmos uma resposta afirmativa para todas estas questões, as chances de aumentarmos a Relevância da mensagem é muito maior.

Explore as mensagens em vídeo

O conteúdo em vídeo é uma ferramenta cada vez mais utilizado pelas marcas que querem engajar seu consumidor. Isso por que é uma ferramenta poderosa de comunicação e que passa para o consumidor credibilidade de maneira clara sobre os seus produtos. Hoje, os vídeos já são a maior parte do conteúdo consumido na rede e segundo um estudo da Cisco prevê que os vídeos responderão por 69% do tráfego de internet por consumidores em 2017.

Mas, para que os vídeos causem impacto eles devem que ter um proposito claro, chamar à atenção e um formato atraente para ser consumidor. Empresas de tecnologia por exemplo, usam vídeos para educador o seu consumidor sobre seus produtos, mostrando como suas soluções podem ajudar seus produtos, seu diferencial tecnológico, depoimentos de clientes e até mesmo o dia-a-dia de dentro da sua empresa para aproximar o consumidor.

Invista em mídias inteligente

As redes sociais são uma ótima ferramenta de comunicação, mas, não se engane, todas elas são um negócio e claro, precisam gerar lucro. Por isso, muitas vezes por mais que a marca pense em todos os pontos anteriores não tenha o alcance desejado.

Para que o investimento seja feito inteligência, Agência 242, da a dica,

“É importante que o investimento em mídia dentro das redes sociais seja feito de forma inteligente, com adequação. E isso é feito com base em dados e detalhamento perfeito do perfil do consumidor da empresa.”

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