Marketing Imobiliário

Guia passo a passo de como anunciar imóveis no Google

Como anunciar imóveis no Google

Para vender na internet, é fundamental escolher a melhor maneira de anunciar. Se você quer saber como anunciar imóvel no Google passo a passo, continue a leitura.

O mercado imobiliário é muito competitivo, e para vender mais rápido é fundamental contar com boas estratégias de anúncio online. Hoje em dia, existem várias plataformas criadas exclusivamente para anunciar imóveis, e elas são muito eficientes.

No entanto, anunciar no Google, o maior buscador de todos, garante visibilidade em todos os sentidos. Através do Google, você pode anunciar suas publicações de blogs, bem como anunciar imóveis específicos e gerar vendas.

Anunciar imóvel no google passo a passo
Anunciar imóvel no google passo a passo / Imagem de Hebi B. por Pixabay

Por isso, nesse artigo você vai entender melhor a importância de anunciar imóvel no Google passo a passo, assim como as melhores maneiras de criar anúncios e publicar na internet, tudo visando aumentar suas vendas.

Vamos lá?

Anunciar imóveis no Google passo a passo: Por que isso é importante?

O Google é, sem dúvidas, o maior buscador do mundo. Com mais de 3 bilhões de buscas diárias, o site é o lugar onde a maioria das pessoas busca sanar dúvidas ou procurar a solução para algum problema. Sendo assim, é certo que, dentro dessa quantidade de buscas, alguém está procurando pelo que você vende. É uma das melhores ferramentas para anunciar imóveis.

Da mesma forma como há muita gente procurando, também há muita gente oferecendo. Esse número estrondoso de ofertas se dá pela procura. Então, todo mundo deseja vender o que produz através desse site tão poderoso.

A partir da importância do Google para anunciar imóvel, entra a necessidade de fazer seu conteúdo ser visto, seja através da busca orgânica ou dos anúncios.

A busca orgânica é uma estratégia muito poderosa para fazer seu conteúdo ser visto, principalmente aquele de qualidade, que tem a intenção de retirar dúvidas e oferecer soluções para problemas.

Os anúncios são recomendados para quem deseja vender mais rápido, pois aparecem de forma estratégica em buscas relacionadas, e são uma forma mais eficiente de mostrar um produto ou serviço específico. É uma das principais estratégias de Marketing Imobiliário.

Estas duas formas de aumentar a visão de seu conteúdo na internet dependem de muita pesquisa e estratégias bem organizadas. E é sobre isso que falamos adiante no post.

Passo 1: Pesquisa

Agora que você já sabe que anunciar imóvel no Google passo a passo é importante devido à magnitude de acessos diários, precisa saber como fazer uma boa pesquisa para aumentar seus resultados.

  1. conhecer a concorrência
  2. conhecer o público
  3. pesquisa de palavra-chave

1. Conhecer a concorrência

Para começar, vamos falar sobre conhecer a concorrência. Como já falamos, da mesma forma que existe muita procura, existe muita oferta. Então, antes de traçar a sua estratégia, é importante conhecer a dos que estão no mesmo ramo.

Quando você conhece o que os concorrentes estão oferecendo, pode ter uma noção do que está sendo mais procurado. Além disso, pode compreender de que maneira os outros estão ofertando seus produtos.

Saber dessas informações é interessante para traçar uma estratégia no mesmo caminho, com características relevantes para a sua empresa, ou totalmente diferente, considerando que aquela não funcionaria para seu negócio. No entanto, mesmo que seja diferente, é interessante para saber o que está funcionando por aí, inclusive para fazer testes.

Anunciar imóvel no google passo a passo
Anunciar imóvel no google passo a passo / Imagem de Photo Mix por Pixabay

2. Conhecer o público

Ademais de conhecer os concorrentes, entender o que o comprador deseja também é fundamental. Afinal de contas, de que adianta oferecer algo que ninguém está procurando?

Então, se você vende imóveis, precisa entender a demanda de cada região, de cada grupo de pessoas, enfim, saber o que realmente está sendo procurado para então criar anúncios relevantes, que gerem cliques.

Para fazer isso, é importante utilizar formulários, analisar comentários em redes sociais, observar o maior número de buscas no Google, entre outros. Além disso, se você já tem um site com todos os imóveis disponíveis publicados, é possível observar os que têm mais visitas, pois possivelmente são os mais procurados, e então analisar o perfil de quem busca por eles.

3. Pesquisa de palavras-chave

Concluído o passo de conhecer o comprador, é preciso fazer uma boa pesquisa de palavras-chave.

Primeiro, o que são as palavras-chave? São palavras que resumem o conteúdo do texto. Sendo assim, toda vez que essa palavra for procurada no Google, seu conteúdo será encontrado.

Entendeu a importância?

Depois de conhecer a concorrência e o público, você já terá ideia do que está sendo mais procurado e poderá criar conteúdo que vise sanar essa busca. Para criar texto sobre esse conteúdo, você precisa de um ponto de partida: a palavra-chave. Vamos a um exemplo?

Exemplo: como chegar à palavra-chave ideal?

  • Você já sabe que o que vende mais no estado de São Paulo no momento é casas de praia, pois você já viu, através dos concorrentes, que a maior parte dos anúncios está direcionada a isso.
  • Ademais, já entendeu que mulheres de 35 anos são as principais interessadas nas casas de praia, baseado nas visualizações de seu próprio site.
  • A partir disso, você vai criar conteúdo direcionado para mulheres jovens interessadas em comprar casas de praia no estado de São Paulo.
  • No entanto, precisa de uma palavra-chave mais específica, a fim de inseri-la de forma natural no conteúdo que está criando.
  • Para chegar a essa palavra específica, você pode utilizar algumas ferramentas como Ubersuggest e Keyword Planner, além do auto completar do Google.
  • Vamos considerar, agora, que a palavra-chave encontrada para criar seu conteúdo seja casa de praia feminina em SP.
  • Todas as vezes que esse termo for procurado no Google, seu texto irá aparecer, e você sabe que isso acontecerá pois fez uma pesquisa sobre os conteúdos mais relevantes.
  • Feito isso, você já pode começar a criar o conteúdo utilizando a palavra-chave de forma natural no texto.

Vi só como é fácil fazer a pesquisa? Apesar de simples, pode levar algum tempo até que você encontre a melhor palavra-chave. Pode acontecer também de você encontrá-la, mas na hora de aplicar e pôr o anúncio para rodar ou publicar o texto, ela não dar resultado.

Isso faz parte do processo, pois você nem sempre acertará de primeira.

Por isso, é importante fazer alguns testes, testando palavras diferentes para o mesmo assunto, a fim de ver qual dá resultados melhores.

Passo 2: Escolha a melhor forma de anunciar

Agora que você já sabe como escolher os melhores conteúdos para anúncios ou publicações, baseado no que está sendo mais procurado no Google, veja como anunciar imóvel no Google passo a passo, de acordo com as necessidades de seu negócio.

Primeiro, apresentamos uma maneira grátis de anunciar. Depois, você vê uma maneira paga. Todas estas alternativas são possíveis e podem ser utilizadas em conjunto, a fim de melhorar ainda mais os resultados. A seguir, você vê como elas se complementam.

Grátis

O SEO, ou otimização para mecanismos de busca, é a forma mais eficiente de fazer seu conteúdo ser visto no Google. Sendo assim, não se trata de um anúncio que aparece na pesquisa, mas uma forma de manter seu texto no topo das buscas.

As técnicas de SEO fazem o Google entender que seu texto é mais relevante que os demais, mantendo-o logo nas primeiras páginas, o que facilita a visão.

Para fazer SEO, a palavra-chave que você já pesquisou é fundamental, pois é através dela que o conteúdo será encontrado.

Mas, como utilizar textos nos blogs para vender?

Os textos são utilizados da seguinte maneira: você descreve o imóvel, cria um texto específico para ele, contando as vantagens da região e de fazer a compra. Ao fim, você adiciona um link para a compra do imóvel, convidando o leitor a clicar.

Para que o comprador possa chegar nesse link, ele precisa ter acesso ao texto, certo? Então, é para isso que serve o SEO.

Aplicando as técnicas corretamente, esse texto sobre o imóvel, que apresenta informações relevantes e tem a missão de convencer o leitor de que aquela compra é vantajosa, será encontrado com facilidade pelo comprador. Chegando ao fim, ele se depara com o link e pode fazer a compra. Simples e muito importante.

Técnicas de SEO para utilizar nos textos

  • Uso de palavra-chave de forma natural no título, primeiro parágrafo, primeiro subtítulo e call to action;
  • Textos maiores que 300 palavras;
  • Uso de bullet points para dinamizar a leitura;
  • Estrutura do texto em t1, t2 e t3…;
  • Legendas na imagens com palavra-chave;
  • Conteúdo útil e de qualidade;
  • Linkagem interna e externa (linkar post com outros do mesmo site/blog);
  • Otimização para qualquer dispositivo.

É no Call to Action (chamada para ação) do seu texto que você inclui o link para o imóvel. Se o texto for realmente persuasivo, a venda é certa.

Pago

O Google Ads, ferramenta do próprio buscador, é ainda mais eficiente por isso. Com essa ferramenta, é possível criar anúncios direcionados para o público exato (aquele que você conheceu na etapa da pesquisa) na hora certa, o que aumenta as chances de venda.

Além disso, com as palavras-chave certas (que você também sabe como pesquisar), aparece nas buscas do Google com mais facilidade.

E, como você já sabe, quando o anúncio aparece para a pessoa certa, na hora certa, a chance de ganhar cliques é muito maior.

Para criar bons anúncios, é importante utilizar algumas técnicas do próprio SEO (por isso dizemos que eles se complementam) para aumentar a visibilidade, afinal, o Google sabe o que é relevante, e repetimos isso sempre em todas as estratégias para vender imóveis no Google.

Com o Google Ads, você também tem acesso a todas as informações sobre sua estratégia e pode descobrir se as pessoas estão realmente clicando, se a palavra-chave é a que dá mais resultado, para quem o anúncio está chegando, enfim, várias informações importantes para medir o investimento.

Além disso, pode ser utilizado por empresas grandes e pequenas, considerando que as opções de anúncios para imóveis são diversas.

A seguir, você vai ver o último passo para anunciar imóvel no Google passo a passo: a criação dos anúncios. Com isso, você terá tudo o que precisa para criar um excelente estratégia de vendas.

Passo 3: Crie bons anúncios

  • Palavra-chave: Já falamos sobre ela, mas é sempre importante ressaltar a necessidade de uma boa palavra-chave para qualquer anúncio ou post sobre seu produto.
  • Informações relevantes: Tanto o anúncio como publicação para blog precisa de informação relevante. Assim, nada de encher espaços com coisas que não importam para o comprador, busque sempre dizer o necessário de forma objetiva e clara. Esse detalhe também é importante para ranquear bem no Google.
  • Descreva bem o imóvel: A descrição do imóvel é fundamental tanto nos anúncios como postagens, pois é ela que garante a compra. Afinal, os compradores só adquirem um imóvel com o qual se identificam.
  • Fotos: As imagens são imprescindíveis em qualquer anúncio, pois além de chamarem atenção para o post, também são uma forma eficiente de detalhar o imóvel.
  • Texto bem escrito: Qualquer texto publicado por sua empresa precisa ser bem escrito. Assim, é importante atentar à ortografia, coerência e não inserir gírias ou abreviações, pois atrapalham a leitura.
  • Texto persuasivo: Ao ler um anúncio ou post de blog, o comprador precisa sentir vontade de comprar aquele imóvel. Então, é fundamental apostar na escrita persuasiva e adicionar um bom CTA (já falamos acima) no final.
  • Adicione links para o imóvel: No CTA deve constar um link direto para o imóvel, pois isso garante a venda.
  • Fale a verdade: Nunca minta ao anunciar um imóvel, isso não é bom para sua empresa. Tanto em posts de blog com anúncios, o ideal é descrever o imóvel de maneira clara e verdadeira.

Nesse artigo, você viu como anunciar imóvel no Google passo a passo.

Para retomar, vimos que

  1. Pesquisa
  2. Escolher a melhor forma de anunciar
  3. Criar bons anúncios

é fundamental para ter sucesso nas vendas. Com esse passo a passo, você conseguirá criar uma excelente estratégia e vender muitos imóveis.

Ainda tem dúvidas sobre como anunciar imóveis no Google? Saiba tudo sobre marketing imobiliário neste guia completo. Para mais conteúdo conheça também meu livro.

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