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Como montar uma estratégia de captação de leads para o mercado imobiliário

Montar uma estratégia de captação de leads para o mercado imobiliário é fundamental para atrair novos clientes e gerar mais oportunidades de vendas, alavancando a rentabilidade financeira.

A estratégia de captação de leads para o mercado imobiliário é ideal não só para as empresas e construtoras. Mas também para quem atua no segmento de forma autônoma.

O Marketing Digital é uma ferramenta importante para gerar novas vendas e atrair possíveis clientes (leads) porque é extremamente prático, com baixo custo de investimento e acessível.

Mesmo que você não tenha muito contato com a internet, é possível ter bons resultados com as estratégias de Marketing Digital. Isso porque as ferramentas são intuitivas, e há muito conteúdo disponível na internet sobre o assunto.

O mais importante é criar uma estratégia de captação de leads para o mercado imobiliário. O planejamento é fundamental para que as ações sejam realizada com excelência.

 

Como planejar uma estratégia de captação de leads para o mercado imobiliário?

O primeiro passo para um planejamento é a criação da persona, ou seja, uma figura semi-fictícia que irá representar todo seu público-alvo. A persona possui as características mais comuns do seu público e serve para otimizar as ações de marketing.

Em outras palavras, a persona irá humanizar seu público, tornando a comunicação mais empática e efetiva. É uma forma de atingir as pessoas mais diretamente, conversando com os sonhos e os medos dela.

Além disso, com a persona no papel é possível entender quais são os principais pontos para uma boa estratégia de captação de leads para o mercado imobiliário. Afinal, você conhecerá o comportamento do público na internet e saberá o que ele procura.

Há diversas ferramentas para atrair a atenção do público e engajar a sua audiência. O ideal é formar uma lista de leads (com captura de e-mail e telefone/ whatsapp) para gerar oportunidades mais assertivas de vendas.

Essa estratégia é importante para que você se comunique com um público qualificado, ou seja, pessoas que já demonstraram interesse no seu nicho ou no seu produto. A venda se torna mais fácil.

Confira a seguir, algumas formas de captar leads:

 

Lista VIP

O ser humano adora participar de grupos exclusivos. Ter uma lista VIP (ou um grupo no Facebook e Whatsapp) pode ser uma maneira de criar uma base de leads e contar com boas oportunidades de negócio.

A vantagem da lista VIP é que se torna mais fácil o aquecimento dos leads, ou seja, antes de uma venda (ou uma condição especial de preço) é possível gerar um engajamento maior para a conversão.

Além disso, a comunicação se torna mais próxima e empática. Isso é fundamental para usar gatilhos mais assertivos para a venda de um imóvel. Afinal, você conhecerá bem o seu público.

 

Moeda de troca

A reciprocidade é um gatilho importante para quem busca uma estratégia de captação de leads para o mercado imobiliário. Oferecer algo em troca do contato do seu lead é uma boa estratégia para atrair mais pessoas.

Para isso, é possível oferecer conteúdos gratuitos como cursos online, ebooks, infográficos, etc. O mais fácil de ser executado e que trás um bom resultado são os ebooks (livros digitais).

Com eles, é possível trazer dicas importantes de mercado imobiliário, tais como:

 

  • Como escolher o imóvel perfeito?
  • Como investir no mercado imobiliário?
  • Quando comprar um imóvel?
  • Qual a hora de vender um imóvel?

 

Conteúdos na internet

Outra estratégia de captação de leads para o mercado imobiliário é a geração de conteúdos para a internet. Isso irá aumentar a visibilidade e notoriedade da sua empresa, ou a sua autoridade no mercado.

Os conteúdos podem ser:

  • Blog
  • Canal no Youtube
  • E-books Gratuitos
  • Videoaulas
  • Posts para Redes Sociais
  • Lives (ao vivo)
  • Webinários (Aulas ao vivo)
  • E-mail Marketing

 

Esses conteúdos também são importantes para manter o público aquecido ou captar leads em diferentes fases do processo de compra. Por exemplo, o blog e os vídeos no Youtube podem ser voltados para a fase inicial: pesquisa de mercados, dúvidas básicas, desejos e sonhos.

 

Já os e-books, lives e aulas na internet podem ter conteúdos mais avançados e específicos. Uma forma de conversão daquelas pessoas que estão mais para frente em um funil de vendas.

 

Conteúdo: como atrair mais leads?

O conteúdo é o principal gatilho para uma boa estratégia de captação de leads para o mercado imobiliário. Afinal, ele é o responsável pelo interesse do público e o engajamento da sua audiência.

Os conteúdos devem ter as seguintes características:

 

  • Relevância
  • Importância
  • Atualidade
  • Curiosidade
  • Solução de problemas (ou dúvidas)
  • Educação (ensinar algo)

O ideal é que os conteúdos respondam às principais dúvidas do seu público, e gerem conversão. Por isso, dois itens são fundamentais para isso:

Otimização SEO

O google possui uma série de robozinhos capazes de rankear bem um site nos resultados de uma pesquisa. Itens como: imagem, palavra-chave, subtítulos, links, entre outros, são importantes para um blog.

 

CTA

No final de cada postagem, é importante levar seu público para uma ação (cadastro, contato, etc). O CTA (Call To Action) é um botão ou link para que o usuário realize essa conversão.

 

Tráfego Orgânico e Pago

Outro pilar importante para uma boa estratégia de captação de leads para o mercado imobiliário é a preocupação com o tráfego, ou seja, com a quantidade de pessoas que chega em sua página, site ou vídeo no youtube.

Há dois tipos de tráfego:

Tráfego Orgânico:

Esse tipo de tráfego depende 100% de uma boa otimização SEO ou engajamento nas redes sociais. É um tráfego que não precisa de investimento financeiro para existir, sendo mais lucrativo na hora da conversão.

 

Tráfego Pago:

Esse tráfego se resume aos anúncios na internet (Google Ads, Facebook Ads ou outras plataformas). Logo, há o investimento financeiro para que ele exista. Seu lucro é baseado no ROI (Retorno Sobre Investimento).

 

Logo, o lucro é o retorno menos a quantidade de dinheiro investido no tráfego. Essa opção é ideal para quem está começando no Marketing Digital e ainda não possui muito engajamento orgânico.

 

Quer saber mais sobre o mercado imobiliário? Entre em contato!

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