Consultoria de Marketing

Além de atuar à frente da Agência 242, com marketing há quase 10 anos e ajudar diversas empresas através da agência, me dedico a consultoria de marketing para grandes e pequenas empresas que não precisam de um trabalho completo de uma grande agência. Dessa forma, consigo orientar empresas em relação ao marketing de maneira estratégica.

Existem muitos tipos de consultores de marketing – estratégicos, operacionais ou especialistas do setor. Existem também consultorias de marketing que reúnem todos os tipos de consultores, mas é incomum encontrar alguém genuinamente brilhante nos três.

No meu caso, foco na consultoria de marketing estratégica, ou seja, minha consultoria de marketing orienta estrategicamente os caminhos da empresa.

E eu amo isso. É preciso muita escuta, realmente entender a empresa, o que ela está tentando alcançar e seus objetivos de marketing. Minha habilidade particular é reunir a experiência que tenho e os conhecimentos acumulados em marketing, marketing digital, gestão e tecnologia, para descobrir o que a empresa precisa fazer para desenvolver uma operação de marketing que ofereça lucros sustentáveis. Isso varia de descobrir como apresentar seus produtos, obter ferramentas de marketing adequadas ou configurar uma campanha de marketing digital, por exemplo.

O que é consultoria de Marketing 

Consultoria de marketing é o conjunto de atividades desenvolvidas por um profissional especializado em marketing, que através do seu conhecimento orienta a empresa com uma sugestão de um plano de ação de marketing.

Como funciona consultoria de Marketing 

O consultor de marketing faz, a partir de reuniões com várias equipes da empresa, um diagnóstico da situação que levou a empresa a contratá-lo. Baseado no diagnóstico, desenvolve um trabalho, propondo ações que acredita e tem como base sua experiência e especialização no assunto, levarão a empresa a reverter o problema de marketing. Ele aponta os caminhos mais eficazes para chegar ao objetivo, orientando o corpo tático da empresa quanto aos passos para sua execução. Quem executa o trabalho proposto pelo consultor são os próprios empregados da empresa.

Eventualmente, o consultor é chamado para avaliar o andamento do trabalho, corrigir os rumos e avaliar a eficiência das ações.

Porque contratar uma consultoria de marketing

1. Contratar uma consultoria de marketing pode ser a melhor alternativa para diversas empresas que não contam com um recurso capacitado para o marketing. As principais razões para se contratar uma empresa consultoria de marketing são:

2. Recursos Limitados – O consultor com experiência fornece a orientação necessária para que você possa se concentrar no seu core business, ou seja, seu negócio principal. Algumas empresas simplesmente não apresentam profissionais de marketing em seu modelo de negócio.

3. Recursos Financeiros Escassos – Um grande time de marketing, apesar de terem um bom resultado, uma grande consultoria ou uma grande agência de marketing podem custar caro.  Usando serviços de consultoria você pode complementar o trabalho de sua equipe de marketing e/ou reduzir os custos gerais de pessoal.

4. Visão Ampla de Mercado – Obter uma segunda opinião a partir da perspectiva de um especialista que conhece o mercado, ajuda a identificar brechas e fornecer novos conceitos e atualizar táticas em desuso. “Aprenda com os erros dos outros. Você não consegue viver tempo suficiente para cometer todos por si mesmo.” – Eleanor Roosevelt.

5. Credibilidade – Obter o conhecimento e experiência destes profissionais levariam muitos anos, além do tempo de estudo. Optar por contratar um consultor de marketing que já possui clientes e projetos em andamento e que comprove resultados é um dos principais motivos a considerar.

6. Conjunto de Habilidades – Você pode tirar proveito das competências técnicas a utilizar as suas próprias nesta área, uma consultoria de marketing pode aumentar os resultados imediatamente, causando um impacto direto em sua receita.

Consultoria de Marketing
Consultoria de Marketing

Etapas da Consultoria de Marketing

As etapas da consultoria de marketing podem variar de acordo com o projeto ou necessidade de cada empresa, mas via de regra, passa por alguns pontos:

  • Brief
  • Vivência
  • Análise e Diagnóstico
  • Deliberações e Definições
  • Planejamento
  • Implementação
  • Monitoramento

Áreas da consultoria de Marketing

A consultoria de marketing pode atuar em diversas áreas, no meu caso, atuo em:

  1. Consultoria de Marketing
  2. Consultoria Digital
  3. Consultoria de Marketing Digital