Marketing Imobiliário

CRM imobiliário como escolher?

CRM é a sigla para Customer Relationship Manager, e se trata de uma ferramenta de gestão de relacionamento com cliente. Sendo assim, o CRM imobiliário se faz cada vez mais necessário, considerando que as relações entre clientes e serviços que oferecem a venda ou aluguel de imóveis são muito específicas.

As relações entre construtoras e incorporadoras e o cliente devem ser traçadas de forma estratégica, visto que hoje em dia, as empresas que têm mais destaque no mercado são as que sabem como lidar com o consumidor de maneira rápida e eficiente. Afinal de contas, além de fechar uma compra, o cliente busca um boa experiência com a empresa.

crm imobiliário / Imagem de Gerd Altmann por Pixabay
crm imobiliário / Imagem de Gerd Altmann por Pixabay

Dessa forma, o CRM imobiliário é uma ferramenta indispensável para automatizar o serviço e transformar a forma como a empresa trabalha e gere seus clientes e vendas. Por isso, preparamos um post para ajudar você a escolher o melhor CRM, além de saber se é a hora certa para investir em um.

Neste artigo você vê:

  • O que é o CRM
  • Por que investir em um
  • Como saber se é a hora de investir no CRM
  • Como o CRM ajuda no aumento das vendas da imobiliária

Se você não deseja perder nenhuma dica, continue a leitura.

CRM imobiliário: o que é?

Como já dito antes, o CRM imobiliário, assim como o CRM para incorporadoras, é um gerenciador de relacionamento com clientes. Através dele, é possível monitorar todas as informações sobre a empresa e o consumidor.

Quem está olhando a página da imobiliária? Quantos cliques foram gerados nos últimos dias? Quais conteúdos chamam mais atenção dos clientes? Enfim, tudo isso pode ser analisado com a ajuda do CRM.

Os CRMs facilitam muito o trabalho da equipe da imobiliária, pois diferente da forma manual, automatiza todos os dados, entregando-os de forma rápida e eficiente. Assim, quando a empresa conta com um bom sistema, é muito mais fácil saber como andam os negócios.

No dia a dia da imobiliária, o CRM é fundamental para entender o que o comprador precisa e já direcioná-lo a algum imóvel. Com o sistema, é possível saber detalhes importantes na hora de identificar qual é o imóvel específico para cada caso, de forma simples e organizada.

Além disso, é importante para gerenciar o funcionamento de toda a equipe da imobiliária, a fim de aumentar o desempenho dos colaboradores e ter resultados melhores.

Também existem outras vantagens de investir em um CRM imobiliário, e você vê a seguir. Conhecer estas vantagens é fundamental para decidir se esse é o momento certo de implementar o sistema na sua imobiliária.

Por que investir em um CRM imobiliário?

Os principais motivos para investir em um CRM imobiliário são:

  1. Armazenamento eficiente de informações
  2. Facilita o entendimento às necessidades dos clientes
  3. Melhora a gestão da imobiliária
  4. Melhora o relacionamento da empresa com o cliente
  5. Otimiza a rotina
  6. Aumenta as vendas

Agora, desenvolveremos melhor cada uma destas vantagens de utilizar um sistema para gestão. Assim, você consegue ver de forma mais nítida a necessidade do CRM para sua imobiliária.

Facilita o armazenamento de informações

Como já dissemos, o CRM é fundamental para agilizar os processos da imobiliária e facilitar a organização. Quando dizemos que o sistema ajuda a organizar a empresa, significa que ele consegue armazenar dados sobre os clientes e também sobre a imobiliária, separando-os de acordo com cada especificidade.

Sendo assim, todas as vezes que se faz necessária a busca por alguma informação, o sistema facilita, visto que tudo está armazenado em um só lugar.

Melhora o atendimento aos clientes

Essa agilidade com as informações é fundamental na hora do contato com o cliente, visto que para oferecer um imóvel, é preciso saber o que o comprador está procurando. O CRM armazena todos os dados sobre os clientes, o que ajuda muito na hora de indicar o imóvel ideal.

Assim, quando o consumidor encontra o imóvel certo, volta a utilizar os serviços da imobiliária ou indica a terceiros, o que é excelente para a empresa.

Além de ser fundamental para entregar o que o cliente precisa, o CRM também ajuda no atendimento, visto que ele não precisa esperar horas pela resposta. Logo na primeira ligação, é possível armazenar todas as informações sobre o problema do comprador e procurar resolvê-lo. Assim, tudo fica mais rápido, e o cliente pode ficar tranquilo por ter seu problema resolvido de forma ágil.

Outra vantagem relacionada aos clientes é o aumento da proximidade com eles, pois todos os problemas que ele relata ficam guardados pelo sistema, e se voltar a acontecer, a imobiliária consegue mapear e resolvê-lo, pois existe a possibilidade de manter um histórico para cada consumidor, com todas as suas dúvidas e necessidades.

Quando a empresa conhece seus clientes e está próxima deles, sempre disposta a resolver os problemas e retirar dúvidas, eles se sentem satisfeitos, e manter uma clientela fixa é fundamental para uma imobiliária, principalmente no mercado imobiliário, que é tão competitivo.

Melhora na gestão da empresa

A gestão de um empresa precisa ser feita com segurança, então, não é possível manter uma empresa baseado apenas no que se acredita.

Assim, o CRM é fundamental para entender quais são as estratégias que estão levando a imobiliária para a frente e o que não funciona e precisa ser modificado. A partir do entendimento sobre isso, é muito mais fácil fazer a gestão da empresa, visto que tudo fica mais claro.

Otimização da rotina da empresa

Já falamos sobre algumas coisas que tomam tempo dos colaboradores da empresa, como a organização dos dados e atendimento aos clientes, certo? Pois bem, tudo isso pode ser otimizado com o uso de um sistema de CRM.

Usando a ferramenta, a rotina da empresa rende muito mais, além de que as chances de errar (considerando que existem muitas informações a serem organizadas em uma imobiliária, tanto dos imóveis quanto dos negócios) são muito menores, o que diminui o serviço.

Aumento das vendas

O CRM é fundamental para o aumento das vendas da imobiliária, pois ao organizar as informações e facilitar a ligação entre clientes e imóveis, gera mais negócios.

Além disso, fica mais fácil vender pela internet, pois o sistema reconhece as buscas no site e colabora na publicação de campanhas de anúncios, visto que é importante conhecer as necessidades e interesses da clientela antes de disparar anúncios segmentados.

Ademais, com o aumento das vendas, os colaboradores sentem-se mais motivados a desempenhar um bom trabalho, pois fazem parte do crescimento da empresa, que por sua vez também tem resultados melhores.

 crm imobiliário melhora a relação entre cliente e empresa / Imagem de Gerd Altmann por Pixabay

Em resumo, apostar em um CRM imobiliário é fundamental para as imobiliárias que desejam crescer e aumentar suas vendas, otimizando a forma de lidar com informações sobre os clientes e fazendo a ligação entre os interessados em imóveis específicos e os imóveis propriamente ditos.

Agora que você já sabe da importância de investir em um bom sistema para a empresa, veja como saber se é o momento certo para investir no CRM.

Como saber a hora certa de investir em um CRM para imobiliária?

Para saber se é a hora certa de investir em um CRM imobiliário, é preciso levar em consideração algumas questões de grande importantância.

Como você viu, o sistema é ótimo para organizar todas as informações, então se sua empresa está com dificuldades para armazenar informações devido ao crescimento contínuo, talvez seja a hora de investir em um sistema mais sofisticado como o CRM.

Em alguns casos, apenas uma planilha simples não dá conta, e é preciso investir em um software otimizado que permita mudanças e acertos.

Além disso, se você precisa de um sistema que analise também os dados de seu site ou redes sociais, é a hora de apostar em um software mais funcional.

O CRM também é muito funcional para empresas que seguem crescendo, mas que não têm a possiblidade de contratar mais funcionários. Com o sistema, fica mais fácil otimizar o tempo e o serviço dos corretores, que têm muitas atividades diariamente.

Entre estas atividades, está a necessidade de se comunicar com os clientes e, como já foi visto, o CRM é muito útil nesse momento. Sendo assim, se a equipe da imobiliária tem dificuldade de manter contato direto com os clientes e responder as dúvidas com rapidez e agilidade, é necessário apostar nesse sistema.

Além de tudo isso, se o gestor da empresa está com dificuldade de criar relatórios de desempenho da imobiliária, utilizar o CRM é fundamental. Afinal, como já foi visto, o sistema ajuda a entender como a empresa está vendendo, de que forma, quais estratégias funcionam, enfim, tudo o que é importante para compreender o andamento do negócio.

Como aumentar as vendas utilizando CRM para imobiliárias?

Como você já viu, o CRM é muito funcional para aumentar o desempenho da equipe, o que por si só já é um fator importante para alavancar as vendas da imobiliária. Mas, além disso, o sistema de gestão também é fundamental para analisar a jornada do cliente.

No post sobre CRM para incorporadoras e construtoras, explicamos melhor o que é o Funil de Vendas, que é justamente o caminho que o consumidor faz desde o momento em que conhece a empresa até a realização de uma compra.

Entender esse caminho é fundamental para a conversão, e é sobre isso que falaremos agora.

  1. A partir do momento em que um cliente em potencial acessa o site de sua empresa pela primeira vez, através de um conteúdo de topo de funil, o CRM já retém dados sobre ele, que são disponibilizados através de formulários, comentários, entre outros.
  2. A partir da segunda visita, no momento em que o cliente acessa um conteúdo de meio do funil em busca de solucionar algum problema, o CRM consegue analisar e armazenar mais dados sobre o consumidor, que se torna um lead. A partir dessas informações, o CRM pode enviar anúncios de imóveis, além de sugestões de outros conteúdos publicados nas redes sociais ou blog da imobiliária.
  3. Na terceira visita, agora com um conteúdo de fundo do funil (como um imóvel específico), já voltado à conversão, o comprador apresenta novos dados, que são armazenados e utilizados para o remarketing e fidelização, que é fundamental para qualquer imobiliária.

Como todas estas informações são analisadas pelo CRM (considerando que isso é feito com todos os clientes), fica muito mais fácil entender o caminho que é feito pelos consumidores até a compra; isso ajuda você a entender se a estratégia de marketing está dando certo, o motivo pelo qual as vendas não estão acontecendo, entre outras coisas.

Partindo disso, fica mais fácil adequar ou manter a estratégia de vendas, o que possibilita o aumento significativo delas. Afinal, para que a empresa cresça, é preciso manter controle sobre tudo o que está acontecendo dentro dela.

Nesse artigo, você viu tudo sobre CRM imobiliário, uma ferramenta fundamental para o crescimento das empresas e estratégias de marketing imobiliário.

Se esse artigo foi útil, compartilhe!


Quer conhecer mais técnicas do marketing digital e outros métodos para vender imóveis e atrair leads na internet?

Conheça o Livro Marketing Digital Imobiliário e compre diretamente pela Amazon.  Ações comprovadas pelas maiores construtoras e Incorporadoras:

Livro Marketing Digital
Compre diretamente pela Amazon

Você pode gostar

Relacionados