Marketing Imobiliário

Inbound marketing para construtoras, como implementar corretamente?

O segmento imobiliário sofre com redução na quantidade de vendas desde começo da década. De acordo com informações da Empresa Brasileira de Estudos de Patrimônio (Embraesp), retração tem dificultado os negócios. Portanto, inovar com Inbound marketing para construtoras é uma boa opção.

Enquanto muitos empreendimentos estão precisando encerrar as atividades, há aqueles que estão conseguindo até crescer neste cenário. A questão é saber como administrar a crise e modernizar a sua forma de comunicação com o público-alvo.

Como obter tudo isso nos dias de hoje? Muito simples: adotando o inbound marketing para construtoras. As companhias que se ajustaram as ferramentas digitais foram capazes de diminuir consideravelmente as despesas com campanhas de publicidade inicialmente.

Enquanto um anúncio de jornal atende um público bastante limitado e não oportuniza ferramentas de avaliação, o anuncio na internet é bem detalhado e econômico. Isso porque permite ao empreendimento avaliar corretamente os resultados obtidos a partir deste investimento. E ainda descobrir quantas pessoas receberam esse anuncio e como reagir a ele.

Mesmo que uma empresa imobiliária não atue como um e-commerce, segmentando suas vendas na rede, o marketing digital pode fazer a diferença. Tudo vai depender de um conjunto de elementos, como, por exemplo, o impacto do corretor, a forma de pagamento e o seu alcance. Esses fatores podem ajudar na conversão dos negócios de locação e venda de imóveis.

Como implementar o Inbound marketing para construtoras?

Todo empreendimento do setor imobiliário possui uma extensa lista de contatos com emails, cartões e telefones de pessoas. Normalmente, esses contatos são obtidos em eventos da área, como lançamentos e feiras. Por isso, sempre compensa deixar essa rede de contatos muito bem ordenada e conferir quem pode ser mesmo útil.

O intuito é medir a intenção das pessoas e a sua taxa de conversão. Começa a interação com um simples email, mostrando os seus novos negócios ou até indicados ofertas em potencial. Conserve uma regularidade nesta comunicação, elaborando newsletters semanais ou quinzenais para não perder o interesse e tampouco exagerar.

Gerando novos leads

A partir daí, você tem as bases para adotar o inbound marketing para construtoras de maneira bem sucedida. O primeiro passo é a criação de novos leads, que podem ser favorecidos com landings pages. As famosas páginas de captura podem render ofertas de maneira direta.

Caso se consiga oferecer algum tipo de desconto na negociação, agendamento de visita, vídeo de apresentação ou qualquer benefício de topo de funil. Ou seja, quando o material dinâmico mostra vantagens dos empreendimentos. Por exemplo, uma avaliação da vizinhança, sugestões de manutenção de uma propriedade, opções de lazer na região, entre outros.

Independente do intuito da landing page, é essencial sempre separar os leads para que seja possível alimentar a curto, médio e longo prazo. Desta maneira, você terá como encaminhar o material adequado para cada interessado e ainda maximizar a sua chance de lucro.

Vale salientar que todas as questões colocadas nos formulários das páginas de captura necessitam ter uma razão. Afinal, apenas a pergunta pela pergunta e sem um propósito não rende nenhum conhecimento a mais ou vantagem competitiva. Por isso, é indispensável conhecer o seu público-alvo e traçar um questionamento focado nas necessidades e vontades de sua clientela.

Essa atividade demanda muito cuidado, uma vez que pode até ser a sua primeira interação com um novo consumidor. E, às vezes, uma questão mal colocada pode até resultar na diminuição de visitas a sua plataforma.

Parcerias com empreendimentos regionais

Outra maneira interessante de aproveitar o inbound marketing para construtoras é construindo parcerias locais. Sendo assim, é possível se aproximar de donos de estabelecimentos comerciais e outros serviços perto dos seus empreendimentos.

Dá para realizar promoções, criar concursos e até repassar alguns questionários. Montar uma landinga page exclusiva para a localidade é bastante interessante. Lembrando sempre de questionar se o indivíduo quer ter acesso a informações sobre aluguel ou compra de imóveis na região.

Com essa preocupação, você mantém uma porta sempre aberta e consegue filtrar a sua audiência. Sendo assim, você estará montando conteúdo e repassando apenas para quem verdadeiramente está interessado e sem causar insatisfação.

Quando se está estudando uma localidade desconhecida ou com uma densidade populacional menor, faz todo sentido formar essas parcerias. Isso porque você estará trabalhando para consolidar a sensação de “pertencimento” aquela região e, simultaneamente, se apresentando aos moradores.

Para estreitar esses laços, você pode criar promoções a fim de divulgar o seu empreendimento. Um concurso cultural envolvendo prêmios em restaurantes, salões de beleza, barzinhos, escolas, supermercados, entre outros.

Além de estimular o comércio em questão, você pode atrair novo leads com uma landing page bem simples. Sempre destacando um campo com a aprovação para receber novas mensagens sobre o negócio. Essa é uma medida que assegura uma ótima taxa de abertura e visualização dos seus próximos contatos.

Portanto, você deve começar a apostar no inbound marketing para construtoras agora mesmo. Identifique as estratégias digitais adequadas a sua companhia e passe a investir nas ferramentas online para fazer a diferença na sua região.

Como o processo de aquisição imobiliária tende a durar até um ano inteiro para ser fechado, o quanto antes o empreendimento iniciar o trabalho, mais rápido notará os resultados.

Alcançando resultados

A partir de agora, você pode escolher entre reconhecer os benefícios do inbound marketing para construtoras e se fortalecer na retomada do setor. Ou manter as suas mesmas estratégias e ser ultrapassado mais cedo ou mais tarde.

Se optar pelo primeiro cenário, você pode se aprofundar ainda mais no marketing digital com ajuda do especialista em Marketing Digital Imobiliário, Paulo Hermano. Este profissional é sócio-fundador da Agência 242, uma agência de publicidade com foco no marketing digital e responsável por gerenciar grandes marcas e construtoras.

Hermano também foi um dos primeiros brasileiros a ser aceito no curso de Marketing Digital de Harvard, é Bacharel em Publicidade e Propaganda pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). Entre em contato!

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