Marketing Digital Marketing Imobiliário

Marketing Digital imobiliário: Tudo que você precisa saber.

Marketing Digital imobiliário

Nos últimos anos, o marketing digital tem desempenhado um papel fundamental na publicidade e no branding de uma organização. (confira este artigo da Agência 242 sobre rebranding)

Além de estimular a imagem da marca, o acesso digital também ajuda a atingir o público-alvo, o que, por sua vez, auxilia na geração de leads e na promoção de vendas.

Uma dessas empresas que tentou, testou e alcançou um crescimento significativo do negócio com o marketing digital é a australiana Real Estate e há mais por vir em 2018.

A última década testemunhou muita atividade imobiliária no espaço online.

Muitos compradores e vendedores de imóveis fazem pesquisas vigorosas on-line antes que eles acabem por fazer a compra ou vender a propriedade offline.

Portanto, garantir que você tenha uma forte presença on-line é de extrema importância para que sua marca se destaque no setor imobiliário.

Então, o que torna o marketing digital uma ferramenta tão vital para os construtores e para as imobiliárias, e como isso vai progredir para o futuro? Para descobrir, vamos dar um retorno a como tudo começou.

Imóveis e internet: a combinação perfeita para aumentar as suas vendas

 

Algumas décadas atrás, as propriedades eram consideradas um investimento de luxo.

Somente os mais ricos podiam pagar os preços exorbitantes marcados nos vários projetos habitacionais.

Mesmo o processo de compra de uma propriedade era longo e tedioso. Os compradores domésticos tiveram que coletar e assinar um fluxo interminável de documentos enquanto procuravam um corretor que pudesse atingir um bom negócio para a propriedade desejada.

A Internet mudou drasticamente a maneira como os compradores tomam decisões de compra. Agora é um fato conhecido que o Gerenciamento de Reputação Online pode melhorar ou quebrar sua marca.

Pesquisas on-line levam os compradores à propriedade desejada enquanto a documentação se tornou rápida e sem papel.

O acesso a uma infinidade de propriedades abriu as portas para os compradores com qualquer experiência financeira sem hesitação ao fazer uma compra.

Os corretores não perderam seu lugar inteiramente; eles conseguiram aproveitar o poder do espaço digital e oferecer aos compradores domésticos uma opção de pesquisa de propriedades mais refinada e transparente.

O aumento no tráfego móvel do consumidor levou os corretores a bancos no App Marketing. Poucos dos aplicativos de tendências estão listados abaixo:

 

Plabro:

 

Tendência em Delhi, este aplicativo possui um algoritmo de back-end que mostra as preferências de um usuário e fornece atualizações de propriedades com base nessas preferências. Ele também mostra dados analíticos sobre tendências imobiliárias.

 

Smart Agent Connect:

 

Como o Facebook para Realtors, este aplicativo permite que os corretores de imóveis criem círculos empresariais e participem de negócios imobiliários em um curto e rápido período de tempo. Ele também permite que os corretores de imóveis criem sites personalizados e forneçam funções para gerenciamento completo de relacionamento com o cliente.

Embora uma mudança completa do marketing tradicional para o marketing digital não aconteça em breve, os consultores imobiliários aumentaram significativamente o seu orçamento de marketing digital no ano passado.

Em 2015, as estatísticas mostraram um aumento de 25% nos gastos de marketing no setor imobiliário, com uma estimativa de mais de 600 milhões de dólares gastos em marketing digital.

Um dos fatores que influenciaram o aumento do orçamento foi o comportamento do consumidor, e com novos números melhorados para o próximo ano, essa escala no orçamento de marketing só aumentará.

Fatos e estatísticas da mídia digital (setembro de 2017):

A venda de bens físicos através do espaço digital totalizou 16,8 bilhões de dólares em receita

Essas estatísticas surpreendentes mostram o quão poderosa a internet das coisas se tornou e também é verdade para os consultores que buscam o espaço digital para comercializar seus produtos.

Marketing digital para estatísticas imobiliárias (julho de 2016)

14% dos compradores de casas procuram dicas sobre como comprar casas de forma mais eficaz

42% dos compradores de casas usaram a Internet como seu primeiro meio de pesquisa

82% dos compradores domésticos confiam em agentes on-line como boas fontes de informação

92% de compradores de casas buscaram casas na Internet

 

Os benefícios do marketing digital

 

As técnicas de marketing estão abertas para evoluir e melhorar ao longo do tempo. Além disso, se você é um heavy user do espaço digital para comercializar seus produtos, você sabe que vem com inúmeros benefícios.

Além do espaço urbano, o Marketing Digital imobiliário está evoluindo muito nos países subdesenvolvidos.

Os consultores imobiliários ainda não conseguiram perceber esses benefícios e estão apenas riscando a superfície quando se trata de tirar o máximo proveito do que o marketing digital tem para oferecer.

Aqui é onde o marketing digital dá uma vantagem aos consultores imobiliários, com uma infinidade de tendências de marketing digital a serem esperadas em 2018.

 

Custo benefício:

 

Não é preciso dizer que há muito dinheiro destinado a um projeto imobiliário. O marketing digital oferece publicidade gratuita a preços comparativamente mais baixos para o marketing tradicional, por isso não é de admirar que os profissionais de marketing do setor imobiliário estejam aproveitando ao máximo a eficiência de custos.

 

Aumento da Exposição:

 

Considerando os inúmeros projetos habitacionais que variam de tamanho, localização e custo, ter uma estratégia de marketing digital permite expandir seu alcance geral e até mesmo personalizar esse alcance em direção a um mercado-alvo selecionado.

 

Análise de Desempenho:

 

O marketing digital oferece inúmeras maneiras de acompanhar o desempenho de um anúncio no mercado competitivo, tornando mais fácil para os consultores imobiliários entender qual a técnica de marketing funciona melhor para seus produtos.

 

Licença criativa:

 

Seja um apartamento, casa independente, villa ou terreno, existem inúmeras maneiras para os consultores mostrarem seus produtos no mercado online.

 

Construção de marca:

 

Para ter sucesso na vasta indústria imobiliária, os consultores precisam de uma presença forte e respeitável.

A presença on-line é considerada a próxima melhor técnica de construção da marca.

 

Técnicas de marketing imobiliário que fazem maravilhas

 

Para qualquer empresa que pretenda ter sucesso no espaço digital, existem três objetivos que cada comerciante digital deve tentar alcançar:

 

  • Construção de uma marca forte
  • Adquirir novos clientes
  • Conseuir o envolvimento do cliente

 

Vejamos algumas práticas de marketing digital (no setor imobiliário) que ajudarão a atingir os objetivos acima mencionados.

 

1. Construindo a marca

 

 

Criar uma presença online é o primeiro passo mais importante e serve como espinha dorsal para todas as futuras atividades de marketing digital.

Para estabelecer uma presença on-line poderosa, os consultores imobiliários precisam se concentrar na criação de três coisas.

 

Criando um site

 

Para o marketing imobiliário, um site pode atender a duas finalidades: um escritório virtual que mostra os últimos projetos do construtor ou um mercado virtual para os compradores  para explorarem as opções de compra.

Para que um ou ambos os propósitos funcionem bem, existem inúmeras ferramentas e técnicas de otimização que precisam ser implementadas.

Mesmo o design do site é importante, pois pode fazer a diferença para a experiência do usuário e um desses projetos que tem feito sucesso entre os sites imobiliários é um Flat Design.

Os projetos de sites planos são categorizados por sua aparência simples, elegante e quadrada.

Com animações minimalistas e grande quantidade de espaço em branco, o design do site Flat provou ser eficaz em tempos de carregamento de velocidade de página, legibilidade, otimização de celular e facilidade de navegação.

Embora um bom design do site seja agradável aos olhos, ele apenas indica o que pode ser importante no marketing imobiliário.

Um design estelar precisa ser acompanhado de um ótimo conteúdo para criar um impacto.

Escrever um bom conteúdo que efetivamente comunica a mensagem de uma marca imobiliária e intriga o usuário para continuar a compra é vital.

Apresentar o seu público-alvo com o conteúdo envolvente é uma maneira segura de chamar a atenção e gerar leads.

O marketing imobiliário é um tópico muito amplo, de modo a caber tudo em um único site, outras estratégias podem ser utilizadas para mostrar tudo que um desenvolvedor imobiliário tem para oferecer.

 

  • Múltiplas páginas da Web: além de ter uma página inicial que dê uma essência da marca do consultor imobiliário, ter várias páginas da web que fornecem mais informações sobre a marca e interligação entre si através de uma navegação de conteúdo inteligente é essencial.

    Mais páginas resultaram em usuários passando mais tempo no site, o que afeta diretamente a classificação do site nos motores de busca.

 

  • Landing Pages: as landing pages atuam como mini portais de comércio eletrônico que explicam detalhadamente sobre o projeto de imóveis de uma determinada marca, em andamento ou lançado.

    As landing pages que são interativas ou as que têm apresentações de vídeo provaram produzir mais 403% de perguntas do que páginas normais.

 

Search Engine Optimization (SEO)

 

O SEO é a cola que mantém toda uma campanha de marketing digital em conjunto. Na verdade, os comerciantes de marketing imobiliário devem ter um planejador de SEO no início de sua estratégia de marketing.  

A partir de plugins SEO para várias técnicas de construção de links, a força motriz do bom SEO, especialmente para imóveis, é a pesquisa por palavras-chave.

As estatísticas mostram que 80% dos compradores de casas procuram imóveis on-line, o que significa que ter uma lista de palavras-chave de pesquisa incorporadas em uma estratégia de marketing de conteúdo irá compensar bem.

Os clientes potenciais provavelmente serão apresentados com resultados de pesquisa sobre uma propriedade que possui essas palavras-chave.

Além disso, as empresas imobiliárias também podem aproveitar os mapas locais de SEO e Google para promover seus negócios. (Confira os serviços de SEO que a Agência 242 pode fazer para a sua imobiliária)

 

Criando um Blog

 

Quando as pessoas precisam de ajuda ou estão procurando por algo, eles fazem uma das duas coisas – procuram uma pessoa ou um lugar ou naveguam na internet.

O Blogging percorreu um longo caminho de ser uma ferramenta casual online para contar histórias para um elemento essencial de uma estratégia de marketing digital.

Os blogs são uma fonte de informação longa, curta ou criativa e, se há uma coisa que o Google ama, é um monte de informações valiosas.

A pesquisa mostra que os sites com blogs têm 434% mais páginas indexadas. O Google reconhece e classifica esses sites facilmente devido às informações fornecidas, levando o site a aparecer na primeira página dos resultados da pesquisa.

Considerando o quão amplo é o tema Imobiliário, os construtores devem aproveitar o poder dos blogs e concentrar-se em compartilhar informações com potenciais compradores de casas.

Blogs que fornecem informações detalhadas sobre os próximos imóveis, dicas sobre compras de casas e guias sobre opções de investimento são apenas alguns dos muitos tópicos que um blog de imóveis podem incluir.

 

Ter uma forte presença nas redes sociais

 

2. Adquirindo Clientes

 

Ter uma presença on-line não será frutífera se seus potenciais clientes não estiverem conscientes dessa presença.

Os desenvolvedores imobiliários dependem fortemente da geração de leads e o marketing digital oferece o método de geração de leads mais rápido, mais fácil e mais rentável.

Aqui estão algumas das maneiras como os consultores de imóveis podem adquirir clientes através de mídia digital.

 

Propaganda

 

A publicidade on-line é uma das melhores maneiras de garantir que você esteja atingindo o seu potencial Grupo-alvo.

Se bem feito, pode ser a melhor ferramenta de geração de leads para desenvolvedores imobiliários.

Seja Facebook ou Google ou mesmo outras plataformas, como a Bing e o Yahoo, usando geração de leads, anúncios de conversão de sites ou mesmo anúncios interativos para se envolver com seu público-alvo e coletar leads.

 

Anúncios do Facebook

 

Desde de julho de 2017, existem 2 bilhões de usuários ativos no Facebook. Esta é uma das principais razões pelas quais a publicidade no Facebook é algo que cada construtor precisa tentar.

Desde anúncios de conversão de sites para anúncios de liderança e anúncios de carrossel, os construtores devem tentar uma combinação de vídeos e imagens para dirigir consultas e visitas ao site.

O Facebook também tem segmentação detalhada por fatores demográficos, idade e comportamento.

Além disso, você também pode segmentar os visitantes do seu site e aqueles que você se envolveu com sua postagem para que o anúncio seja exibido para uma multidão mais específica e de nicho, tornando a probabilidade de vender a propriedade ainda maior do que antes.

Os anúncios em línguas regionais começaram a se desenrolar e os comerciantes começaram a incorporar esse conceito em suas estratégias de marketing para chegar ao público-alvo.

Quando um potencial comprador de casa lê um anúncio em sua língua regional, ele desenvolve um vínculo de confiança e conforto com o vendedor e é mais provável que faça uma compra, ou pelo menos recomenda esse produto para um amigo.

Com as campanhas Brand Reach e Frequency do Facebook, as marcas podem mesmo ter visibilidade e alcance garantidos, semelhante ao que um anúncio de jornal da primeira página oferece.

 

Google Adwords

 

O Google AdWords é uma estratégia de marketing digital paga que é executada no motor de busca do Google.

As campanhas de exibição inteligente do AdWords funcionam fortemente através de um conjunto de regras e diretrizes e funcionam melhor quando incorporadas em ferramentas e estratégias de SEO.

Digamos que um comprador de casa está digitando “apartamentos em Porto Alegre” na caixa de pesquisa; se o comerciante digital incorporou as palavras-chave “apartamentos em Porto Alegre” juntamente com algumas outras consultas de pesquisa relevantes, o Google irá pegar esse anúncio e exibi-lo nos resultados da pesquisa.

A colocação do anúncio depende inteiramente do orçamento definido para a campanha.

Você também pode otimizar sua campanha do Google AdWords para obter resultados profundos.

Os algoritmos do Google estão sempre mudando e evoluindo para serem mais amigáveis ​​para o consumidor, e 2017 tem algumas novas e legais tendências de marketing digital que cada comerciante deve manter uma estreita guia.

 

Email Marketing

 

Os e-mails de gotejamento são e-mails automatizados que são enviados com base em um tempo predefinido ou ações do usuário.

Os consultores imobiliários podem segmentar e manter contato constante com um grupo de pessoas com base em determinados critérios recuperados de um banco de dados de marketing de e-mail forte.

Digamos que um cliente visitou um site de propriedade e mostrou interesse ao se inscrever em boletins informativos de propriedade.

Os comerciantes digitais podem usar as informações fornecidas pelo cliente para enviar e-mails sobre o desenvolvimento e a conclusão da propriedade e notícias sobre várias outras propriedades relacionadas.

Os e-mails são um poderoso nutridor de leads, com estatísticas que mostram uma taxa de cliques de aumento de 119% através de e-mails confiáveis.

 

3. Participação do Cliente

 

A antiga regra de comercialização de obter novos clientes, mantendo os clientes existentes também se aplica no espaço digital.

Claro, a ferramenta mais popular para o envolvimento do cliente hoje é a mídia social, e o Facebook ocupa um lugar destacado na lista, especialmente para o setor imobiliário.

Há uma infinidade de tendências de mídia social que beneficiam o setor imobiliário. Aqui estão algumas maneiras interessantes de que os desenvolvedores possam utilizar o Facebook e o YouTube para o envolvimento do cliente.

 

Compromisso do Facebook

 

  • Poste conselhos de investimento imobiliário, embora com uma foto engraçada
  • Publique imagens de comparação de produtos e deixe os seguidores votarem
  • Publique fatos interessantes sobre a localidade onde a propriedade está sendo desenvolvida
  • Publique sobre celebridades ou atividades de alto perfil que estão acontecendo na localidade onde a propriedade está sendo desenvolvida
  • Publique sobre festivais e ocasiões de comemoração ao adicionar um toque que se relaciona com uma propriedade
  • Compartilhe informações sobre atividades diárias imobiliárias

Participe do YouTube

 

  • Publique vídeos em interiores de propriedades
  • Dê dicas práticas sobre melhoria de casa
  • Faça Comentários sobre propriedades
  • Faça um Feed ao vivo de eventos futuros que se relacionam com a propriedade

 

Agora você já sabe como investir no marketing imobiliário para angariar novos clientes.

Até a próxima!

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